Revista 'Em Discussão!' vai tratar de segurança no trânsito para motociclistas

Da Redação | 01/11/2012, 13h20

O lançamento da 13ª edição da revista Em Discussão! será realizado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na próxima quarta-feira (7). A publicação traz a cobertura dos debates realizados no colegiado sobre a questão da segurança no trânsito para os motocicletas. O evento acontecerá logo após a reunião deliberativa, conforme requerimento aprovado pela comissão nesta semana, proposto pela senadora Ana Amélia (PP-RS).

Editada pelo Jornal do Senado, órgão do sistema de Comunicação da Casa, a revista Em Discussão! aborda temas debatidos pelas comissões do Senado com a participação de especialistas, autoridades e técnicos do setor público e privado que atuam nas áreas examinadas. O objetivo é consolidar informações e análises sobre os problemas debatidos, para subsidiar estudos e ações.

A CAS discutiu políticas para o trânsito seguro de motos durante seminário realizado no mês de maio, também por sugestão de Ana Amélia. Nos debates, especialistas destacaram o crescente uso de motocicletas em todo o país, seja como meio de transporte ou como instrumento de trabalho de motoboys, motofrentistas e mototaxistas.

Esse crescimento é também acompanhado de expressivo aumento de acidentes envolvendo motociclistas, com elevação do número de mortes, situação que os debatedores classificaram de uma “epidemia de óbitos”. Em 2010, das 42,8 mil mortes causadas por acidentes de trânsito, quase 11 mil envolveram motociclistas.

As primeiras edições da revista foram dedicadas a questões de infraestrutura (aviação e banda larga), temas de ciclo de debate promovido pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Em Discussão! tratou ainda de temas da área social, como o enfrentamento ao crack e outras drogas, a partir de ciclo realizado pela Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outros, que funcionou no âmbito da CAS.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: