Parlamentares da CPI do Cachoeira levarão dados sobre investigações ao Ministério Público

Anderson Vieira | 01/11/2012, 12h05

Insatisfeitos com a prorrogação de 48 dias da CPI do Cachoeira, parlamentares que defendem o aprofundamento das investigações vão apelar para o Ministério Público Federal. Eles pretendem levar à Procuradoria Geral da República, na próxima semana, uma representação a fim de que o órgão dê prosseguimento ao trabalho que a comissão não terá tempo de concluir.

– Nossa esperança é de que o Ministério Público possa instaurar os procedimentos necessários para a responsabilização civil e criminal dos envolvidos neste grande escândalo de corrupção – explicou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

O parlamentar é um dos que defendem novas quebras de sigilos bancários, telefônicos e fiscais de dezenas de empresas que teriam recebidos recursos públicos supostamente desviados pela empreiteira Delta.

Para o deputado Ônix Lorenzoni (DEM-RS), "não há nenhuma dúvida sobre a atuação dessas empresas".

– Nós já temos o sigilo da Delta, sabemos quem mandou recursos para elas e sabemos que lavaram dinheiro. Mas sem um prazo maior, não desvendaremos o maior esquema de corrupção do Brasil – opinou.

Segundo o parlamentar gaúcho, os partidos que fizeram uma “investigação séria” vão mostrar ao Ministério Público o caminho do dinheiro público que a Delta desviou com o auxílio do grupo de contraventor goiano Carlos Cachoeira.

– Vamos usar todas as informações levantadas pela comissão parlamentar de inquérito para mostrar de onde veio e para onde foi parte do dinheiro – disse o deputado.

O relator Odair Cunha (PT-MG) se defende das críticas, afirmando que seu relatório abrirá novas frentes de investigação.

– Nosso relatório vai gerar outras investigações a serem feitas pelo Ministério Público ou pela Polícia Federal. Todas as movimentações suspeitas da Delta ou de qualquer outra empresa com as quais o Carlos Cachoeira se relacionou serão encaminhadas ao Ministério Público. Quem descobriu as movimentações suspeitas da Delta foi exatamente a CPI, portanto não existe blindagem. Se houvesse, nós não teríamos chegado até aqui – rebateu.

Prorrogação

O requerimento para estender as atividades da comissão por mais 48 dias deve ser lido na tarde desta quinta-feira (1º) no Plenário do Senado. O pedido foi protocolado nesta quarta-feira (31) na Mesa do Congresso Nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: