Programação monetária do terceiro trimestre segue para a Câmara

Da Redação | 30/10/2012, 18h52

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (30), em votação simbólica, o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 536/2012, que aprova a programação monetária enviada pelo Executivo ao Congresso para o terceiro trimestre de 2012. O projeto segue agora para exame da Câmara dos Deputados.

Elaborada pelo Banco Central (BC), a programação monetária contém estimativas das faixas de variação dos principais agregados monetários, metas indicativas de sua evolução trimestral e descrição sucinta das perspectivas da economia nacional para o trimestre e para o ano em curso.

Conforme o BC, as projeções são efetuadas com base em modelos econométricos, considerando-se a demanda por componentes dos meios de pagamentos, a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) e a trajetória esperada da taxa básica de juros Selic, da taxa de câmbio e de inflação, entre outros elementos.

No parecer sobre a programação, o relator Renan Calheiros (PMDB-AL) e o relator ad hoc Casildo Maldaner (PMDB-SC) informam que o governo federal continua confiante que a inflação ficará dentro da meta, apesar das pressões da crise internacional e da desaceleração da economia chinesa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: