Reportagem da Rádio Senado sobre perigos enfrentados por motociclistas é finalista em prêmio da CNT

Da Redação | 04/10/2012, 14h05

A Rádio Senado está na final da 19ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo, com a série de reportagens "Globo da Morte - Os perigos do trânsito para os motociclistas".

A série especial, que aborda em cinco episódios os altos índices de acidentes envolvendo motociclistas no Brasil, foi veiculada no programa Conexão Senado de 13 a 17 de agosto. A reportagem e a apresentação são de Roberto Fragoso, com produção de Rodrigo Resende e edição de Jefferson Dalmoro. A técnica de áudio ficou por conta de André Menezes e Josevaldo Souza. O trabalho ainda teve participação especial de Raquel de Melo Teixeira Lula, Tiago Medeiros, Alexandre e Olivio Calabria.

O primeiro capítulo, "Retrato de uma epidemia", traz dados sobre acidentes e mortes de motociclistas e a visão de setores ligados à saúde pública. Em seguida, "Profissionais do guidom" mostra a realidade das condições de trabalho de motofretistas e mototaxistas. A série segue com "Lazer ou transporte", sobre os motociclistas amadores e o uso de álcool e drogas. "Circuito Fechado" explica as deficiências na formação de condutores. E, por fim, "Luz no fim do túnel" traz a importância das motos para o transporte e propostas para aumentar a segurança.

Entre os entrevistados estão o senador Paulo Davim (PV-RN) e as senadoras Ana Amélia (PP-RS) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O assunto é uma preocupação dos senadores, em vários projetos de lei, e foi tema de debate em audiência da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em maio deste ano. A CAS também realizou, em setembro, o seminário “Políticas para o trânsito seguro de motos”.

O prêmio

O prêmio da Confederação Nacional de Transportes tem como objetivo estimular a produção de material jornalístico a respeito do setor transportador e de sua importância para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. O resultado final deve sair na primeira quinzena de novembro.

A Rádio Senado é a única emissora pública a chegar à final na categoria Rádio e também a única do Distrito Federal, concorrendo com emissoras privadas de São Paulo. Também concorrem na categoria Rádio: Ana Luiza Silvestrini da Costa, da Rádio SulAmérica Trânsito (SP), com a reportagem “O desafio de se tornar um bom motorista”; Carolina Ercolin, da Rádio Bandeirantes (SP), com “O ABC do trânsito”; Claudio Junqueira, da Rádio Bandeirantes (SP), com “Os descaminhos do transporte de carga no Brasil”; e Michelle Trombelli, da Rádio Bandnews FM (SP), com “Cidade viciada”.

A Rádio Senado, que completou 15 anos de existência em janeiro, transmite para Brasília (91,7 MHz), Natal (106,9 MHz), Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), Rio Branco (100,9 MHz) e Teresina (104,5 MHz). Está presente também na internet.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: