Senado aprova indicados para embaixadas e para a presidência da CVM

Da Redação | 17/10/2012, 17h55

O senado aprovou nesta quarta-feira (17), indicações de autoridades para cargos na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e nas embaixadas de Camarões e Chade. Os nomes de Leonardo Porciúncula Gomes Ferreira, para a  CVM, e de Nei Futuro Bitencourt, para ocupar cumulativamente os cargos nas embaixadas, foram aprovados em votação simbólica.

O indicado para a presidência da CVM foi sabatinado em agosto pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Segundo o relator da indicação, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), o cargo de presidente da CVM assume maior importância no momento de crescimento do mercado de capitais brasileiros. Para ele, esse mercado tornou-se fonte relevante de recursos para os investimentos pelas empresas do país.

Leonardo Porciúncula é engenheiro da produção e economista e tem experiência como executivo de grandes empresas privadas e como vice-presidente da companhia aérea Gol. Durante a sabatina, assumiu o compromisso de trabalhar para aprofundar a transparência no mercado e aumentar sua importância.

Embaixadas

Já o diplomata Nei Futuro Bitencourt é engenheiro e jornalista, tendo ingressado na carreira diplomática em 1983. Durante a sabatina, também realizada em agosto, ressaltou o “renascimento africano” e as oportunidades de participação do Brasil no desenvolvimento econômico e social da África.

O relacionamento diplomático entre o Brasil e a República de Camarões começou em 1960 e a embaixada brasileira no país africano existe desde 1982.  Já as relações diplomáticas entre Brasil e Chade são mais recentes, desde 1996. As relações vêm se intensificando gradualmente, em decorrência da cooperação no campo da agricultura.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: