Paulo Bauer quer acabar com a lei seca nas eleições

Da Redação | 17/10/2012, 19h35

O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) anunciou a apresentação de projeto de lei com o objetivo de eliminar a vigência da lei seca durante as eleições. De acordo com ele, apenas quatro municípios de Santa Catarina proibiram a bebida alcoólica no dia 7 de outubro.

- Não houve nenhum problema. O Brasil já vive cidadania plena, democracia total e civilidade, e pode, por isso mesmo, eliminar do ordenamento jurídico essa restrição às comemorações e festividades por conta do uso de bebida alcoólica que, segundo o legislador, no passado atrapalhava e comprometia a lisura das eleições.

A afirmação de Bauer foi feita durante um pronunciamento feito no Plenário no qual ele saudou o início da Oktoberfest, no dia 10, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Ele contou que na festa são consumidos 623 mil litros de chopp.

O senador lembrou a importância da cidade para a colonização alemã e o modelo de desenvolvimento econômico que valoriza o empreendedorismo e a iniciativa privada. Ele destacou que a Oktoberfest é a maior festa alemã em toda a América e a segunda maior do Brasil, depois do Carnaval - tanto em número de participantes como em período de realização e envolvimento da comunidade.

História

Bauer relembrou que a primeira edição da Oktoberfest, em 1984, teve como objetivo elevar o moral da cidade, que havia sido devastada por enchente no ano anterior. O número de participantes desde então só aumenta. Naquela época, eram 102 mil participantes; em 2011 foram 564 mil.

- É uma grande festa que o meu estado comemora e divide com os brasileiros que participam desse momento de alegria, confraternização e organização - disse.

A festa vai até o dia 28 - data em que os moradores de Blumenau voltarão às urnas para escolher seu prefeito.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: