João Capiberibe pede esclarecimentos à ANP sobre falta de combustíveis no Amapá

Da Redação | 17/10/2012, 19h30

O senador João Capiberibe (PSB-AP) comunicou em Plenário, nesta quarta-feira (17), que encaminhou pedido de explicações à Agencia Nacional de Petróleo (ANP) e  à Petrobras sobre as causas do desabastecimento de combustíveis que vem ocorrendo há mais de uma semana em seu estado.

Ele cobrou também esclarecimentos sobre as razões da ANP não ter tomado conhecimento prévio da ocorrência de falta de combustível no Amapá, uma vez que, ressaltou, a agência tem a incumbência legal de garantir o abastecimento de combustíveis em todas as regiões do país.

Segundo João Capiberibe, a ANP e a Petrobras somente tiveram conhecimento do problema no Amapá e forneceram explicações à população devido à sua intervenção e da bancada parlamentar de seu estado que pediu providências.

— A população tem sofrido as consequências disso e tem de uma forma irada ido aos meios de comunicação protestar, porque as filas são quilométricas para conseguir um litro de combustível nos postos tanto da Petrobras quanto da Ipiranga. Acredito que se não fossem meus apelos à Petrobras e à ANP talvez estivéssemos até hoje sem o conhecimento dos fatos — disse.

Em seu pronunciamento, João Capiberibe informou ter recebido, pela manhã, e-mail no qual a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, repassa explicações preliminares das BR Distribuidoras e da Ipiranga sobre as razões da crise de desabastecimento no Amapá.

Na nota elaborada pelas distribuidoras, a BR Distribuidora atribui à escassez de combustíveis no Amapá a dificuldades de logística da concorrente Ipiranga, que, por não estar conseguindo atender a demanda em seus postos, precisa ser suprida com o gasolina transportada em balsas da BR Distribuidora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: