Cidinho Santos defende valorização da Embrapa

Da Redação | 17/10/2012, 19h20

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (17), o senador Cidinho Santos (PR-MT) defendeu o fortalecimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Para o senador, a Embrapa desempenha um papel essencial, tanto na economia e quanto na segurança alimentar do país.

- A Embrapa se constitui um dos pilares da economia brasileira – afirmou.

Cidinho Santos disse que a instituição se torna ainda mais relevante diante da expansão mundial da demanda de alimentos. O senador ressaltou que a Embrapa é fundamental no desenvolvimento do agronegócio brasileiro, e lembrou que, durante muito tempo, as terras do cerrado, e das regiões Norte e Nordeste eram consideradas inapropriadas para o plantio de soja. No entanto, com o apoio da Embrapa, a soja foi introduzida nessas regiões, contribuindo para que o Brasil atingisse o segundo lugar na produção mundial de soja, atrás apenas dos Estados Unidos.

O senador defendeu a renovação dos quadros e a valorização dos salários no âmbito da Embrapa. Segundo Cidinho Santos, muitos cientistas capacitados estão deixando a empresa em busca de melhores salários e condições de trabalho mais adequadas.

- Sem investimentos, vamos perder mercados externos, gerando novas crises – alertou o senador.

Cidinho Santos elogiou a presidente da República, Dilma Rousseff, pela indicação de Maurício Antônio Lopes como novo presidente da Embrapa. O parlamentar ainda ressaltou que a economia do Mato Grosso está ligada à produção do campo e depende, em grande medida, da força de ação da Embrapa. Assim, segundo Cidinho Santos, os mato-grossenses estão preocupados com os rumores de sucateamento da empresa.

- A Embrapa não deve ficar sujeita ao sucateamento. Esse é um processo que prejudica nosso estado e nosso país.  – afirmou.

Em aparte, o senador Jayme Campos (DEM-MT) elogiou o discurso do colega e disse que a Embrapa é fundamental na produção sustentável. Ele destacou a presença de unidades da Embrapa no Mato Grosso. Para o senador Armando Monteiro (PTB-PE), a Embrapa é uma das instituições mais bem sucedidas do país. Ele acrescentou que os altos índices de produtividade do campo têm a ver com a capacidade técnica da empresa.

- A Embrapa deve ser reconhecida como uma das instituições mais importantes do Brasil. A Embrapa não pode, de forma nenhuma, ser esvaziada – disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: