Fórum Senado Brasil propõe avaliação da primeira década do século

Da Redação | 16/10/2012, 17h35

"Avaliar a primeira década do século 21 e pensar o futuro - Brasil: construção permanente" é o tema da segunda etapa do Fórum Senado Brasil 2012, que ocorre na próxima semana, dos dias 23 a 25 de outubro, no auditório do Interlegis. A primeira conferência será proferida pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Benilton Bezerra. Psicanalista e psiquiatra, ele vai abordar os traços que marcam a subjetividade brasileira, definida por "uma cultura que preza o indivíduo e prega a igualdade entre os cidadãos e uma realidade que abriga abismos sociais".

Na quarta-feira (25), é a vez do historiador e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Francisco Carlos Teixeira, que vai analisar aspectos da modernidade brasileira. "O que faz o Brasil ser um país tão mais aberto e tolerante? Quais são os limites de tal tolerância?", são algumas das questões presentes no debate.

No último dia (25), o filósofo Auterives Maciel apresenta a palestra "Construção e degradação do Brasil - Quando o interesse se sobrepõe ao desejo".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: