Deputados relembram caráter de Ulysses Guimarães

Da Redação | 16/10/2012, 16h00

A persistência e motivação de Ulysses Guimarães (1916-1992), que foi deputado por 11 mandatos, presidente da Câmara e da Assembleia Nacional Constituinte (1987/88), foram lembradas pelo líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), em sessão de homenagem do Congresso aos 20 anos de morte do parlamentar constituinte nessa segunda-feira (15).

O peemedebista lembrou episódio ocorrido em Natal durante a anticandidatura de Ulysses à Presidência da República, em 1973. Um comício havia sido marcado para acontecer em uma das praças da cidade, mas fora proibido pelas autoridades locais. A persistência de Ulysses fez com que o Henrique Eduardo Alves insistisse até o último minuto para que o evento pudesse ocorrer. Para o deputado, a presença de Ulysses foi um exemplo da marca do partido no estado: a resistência, a luta e o amor a uma causa.

- Eu sei que há muitas motivações para muitos PMDBs do Brasil. Muitos têm as suas histórias próprias, as suas lideranças regionais, mas o PMDB do meu estado tem na sua marca o desassombro, a coerência, a resistência, a luta e o amor ao PMDB de Ulysses Guimarães – afirmou.

Também presente na homenagem a Ulysses, o vice-presidente da Assembleia Nacional Constituinte, o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) destacou a “pregação” de Ulysses pela restauração da democracia, participando de comícios em todas as capitais, culminando nos comícios da Calendária, no Rio de Janeiro, e do Vale do Anhangabaú, em São Paulo, ambos com mais de um milhão de pessoas.

Benevides, que conviveu longamente com Ulysses, afirmou que a memória do parlamentar permanece presente entre os políticos do país e continua a ser o exemplo que direciona suas condutas a princípios éticos.

- Assim estaremos reverenciando a sua memória e a tornando imorredoura para todos os concidadãos - acrescentou.

Já o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) salientou que Ulysses Guimarães fez mais do que apenas lutar pelo fim da ditadura militar. O parlamentar também pensou no futuro dos brasileiros, ao criar, na Constituição Federal, uma rede social de proteção ao cidadão, com a Seguridade Social: Previdência, assistência social e saúde.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: