Eduardo Braga comemora investimentos no setor elétrico no Amazonas

Da Redação | 16/10/2012, 18h15

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (16), o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) comemorou o contrato para a construção de uma nova usina de geração de energia elétrica de 600 megawatts em Manaus, assinado durante a visita do ministro de Minas e Energia Edison Lobão.

O senador afirmou que a obra retira o Amazonas do isolamento em relação ao sistema elétrico do resto do país. Ele relembrou o grande apagão que afetou o estado em 1998, com a rede de distribuição defasada, municípios do interior forçados ao racionamento e um polo industrial sem segurança energética.

Eduardo Braga destacou a vontade política que está mudando o cenário na região com mais investimentos no setor elétrico. Ele disse que as melhorias começaram quando grupos geradores parados em diversas parte do país foram deslocados para Manaus em caráter de urgência, além da instalação de três pequenas usinas e a construção do gasoduto Urucu-Coari-Manaus em plena Floresta Amazônica.

Futuro

Eduardo Braga ressaltou o fato de que a integração do Amazonas ao sistema nacional de energia elétrica atrai o interesse da indústria, melhora a competitividade e gera mais empregos. Por isso, ele reforçou a expectativa por mais investimentos privados e públicos, novos contratos e subestações e a extensão das ações de modernização do parque energético.

Para o senador, a obra do Linhão de Tucuruí (linha de transmissão de energia que liga os estados do Amazonas, Amapá e Pará), com conclusão prevista para julho de 2013, pode ser a solução definitiva.

– Hoje, Manaus se prepara para o futuro com muitos desses sonhos realizados e outros em fase de se tornarem realidade – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: