Senado homenageia novos e antigos servidores

Rodrigo Baptista | 15/10/2012, 13h55

Novos e antigos servidores do Senado foram homenageados pela Casa na manhã desta segunda-feira (15). A solenidade faz parte das comemorações do Mês do Servidor.

Durante a cerimônia, realizada no clube da Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe), em Brasília, 260 servidores que ingressaram este ano na instituição por meio de concurso público receberam as boas-vindas do Senado.

A iniciativa da Diretoria-geral e da Secretaria de Recursos Humanos, com o apoio do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis) e da Assefe também serviu para agradecer aos servidores mais antigos pelos serviços prestados ao Senado e à sociedade. Eles foram indicados – um total de 224 funcionários – pelos seus respectivos setores para receber o diploma de “Honra ao mérito funcional”.

O presidente do Senado, José Sarney, que recebeu uma placa em nome dos servidores por sua gestão, afirmou que a Casa conta com o melhor quadro de funcionários públicos do país. Sarney também destacou a contribuição do Senado na História do país.

– O Senado Federal não é somente uma repartição pública. Ele transpira a história do Brasil. Sujeito a criticas, algumas injustas, outras justas, o poder legislativo é o coração da democracia. É onde o povo tem a oportunidade de questionar – disse.

Renovação

Em seu discurso, Sarney fez ainda um balanço de sua administração e de seus cinco mandatos como senador. Ele lembrou que propôs na década de 1970 a organização de comissão – da qual foi membro - para estudar a criação de um centro de processamento de dados e informação, o Prodasen, que originou a atual Secretaria Especial de Informática.

Assinalou que em 1994, em seu primeiro mandato como presidente da Casa, iniciou o processo de reorganização da estrutura administrativa do Senado. Lembrou também da criação dos veículos de comunicação da Casa como forma de conferir maior transparência ao processo legislativo.

- Sempre tive grande paixão pelo Senado. Procurei sempre ser um renovador. Gostei sempre de ser alguém que olha para frente; não para trás – assinalou Sarney.

Visão

A visão de futuro de Sarney e sua contribuição no processo de modernização administrativa do Senado foram citados pela secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, e pela diretora-geral, Dóris Peixoto.

- Esse congraçamento entre antigos e novos servidores se reveste de importância singular neste momento vivido pelo Senado e pela administração, um momento de mudança, de transformação, rumo a uma instituição mais moderna e transparente. Mas não se muda sem um comandante. O presidente Sarney foi o grande incentivador do processo de modernização administrativa.  – disse Dóris Peixoto.

Claudia Lyra afirmou que a gestão atual do Senado reflete um serviço público de qualidade prestado à sociedade brasileira

- Pensar e agir em prol do servidor, renovação de quadros, permanente capacitação valorização são frutos de um serviço publico de qualidade que o Senado presta à sociedade brasileira – disse Claudia Lyra, ressaltando que Sarney tem conduzido a Casa com “diretrizes de mestre”.

Homenagens

Em nome dos servidores, a diretora da Secretaria de Recursos Humanos (SERH), Andrea de Castro Souza Rêgo, entregou um cartão à diretora-geral do Senado em “reconhecimento à construção de um Senado Federal melhor”. Também recebeu um cartão a diretora-geral adjunta, Rosa Maria Gonçalves.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: