Rollemberg critica postura do governo do DF em relação à cultura

Da Redação | 15/10/2012, 19h20

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) criticou, nesta segunda-feira (15), três atitudes tomadas pelo governo do Distrito Federal que, segundo ele, demonstram falta de compromisso com a cultura.

A primeira crítica de Rollemberg refere-se à decisão anunciada pela Secretaria de Cultura de destinar parte do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) para financiamento de algumas festividades, como a festa de natal, a festa de réveillon e a do carnaval. O senador ressaltou que, tradicionalmente, esses eventos são financiados com recursos do orçamento do Distrito Federal.

- Não há cabimento algum retirar recursos do Fundo de Apoio à Cultura, que é um fundo de fomento a atividades culturais no Distrito Federal, para financiar eventos que tradicionalmente são financiados com recursos do orçamento – disse.

Rodrigo Rollemberg explicou que o governo foi pressionado por senadores do Distrito Federal e pela população de Brasília e “voltou atrás nesse equívoco”.

O senador criticou também a solicitação feita pelo governo para que a Academia Taguatinguense de Letras se retire da sala que ocupa no Espaço Cultural de Taguatinga. Ele explicou que a entidade agrega a maioria dos escritores do Distrito Federal e possui o maior acervo catalogado de autores de Brasília.

- Em vez de o governo valorizar esse fórum, que hoje tem 300 membros de todo o DF, quer esvaziá-lo, literalmente, ao mesmo tempo em que permite, na mesma área, o funcionamento de uma clínica médica privada já há alguns anos -  denunciou .

Rollemberg contestou também a decisão do governo de vender o espaço ocupado pelo Teatro Goldoni. De acordo com o senador, o teatro torna viável as montagens de grupos recém formados e conta com fácil acesso pelo público.Rollemberg acredita que todas essas medidas tomadas pelo governo na área cultural são para arrecadar recursos para a conclusão da obra do novo estádio.

- O que hoje estamos vendo é que atualmente, no Distrito Federal, nós temos um governo de uma obra só; um governo que vem recolhendo, buscando recursos de todas as áreas para financiar a construção do estádio – lamentou.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) concordou com as críticas feitas por Rollemberg e classificou como “indecente” a atitude de tirar dinheiro de outras atividades para colocar no estádio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: