Ana Amélia ressalta importância de Ulysses na história do país

Da Redação | 15/10/2012, 20h05

Na sessão do Congresso Nacional em homenagem ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, a senadora Ana Amélia (PP-RS) relembrou episódios de entrevistas feitas por ela, à época em que trabalhava como jornalista, e o político, que considerou uma das figuras mais importantes da história do país.

Ana Amélia disse ter feito uma das últimas entrevistas com o parlamentar, poucos dias antes de ele completar 70 anos e de morrer em acidente de helicóptero semanas depois. A senadora contou ter encerrado a entrevista, para a Rádio Gaúcha, perguntando a Ulysses o que gostaria de ganhar de aniversário. “Um Brasil mais justo e mais democrático”, teria respondido Ulysses.

Anos antes, no período da Assembleia Nacional Constituinte, Ana Amélia, que chefiava a sucursal do jornal Zero Hora em Brasília, e já tinha entrevistado Ulysses Guimarães, acompanhou outras três jornalistas de sua equipe ao seu gabinete na Câmara dos Deputados. Ao final da conversa, relatou a senadora, Ulysses as olhou e as surpreendeu com o comentário: “Vocês têm cara de mulheres muito bem amadas”.

- Não há como falar da história do Brasil, da democracia brasileira sem falar em Ulysses Guimarães. Era um homem formal, atencioso, elegante. E foi um grande líder do movimento pela democracia – afirmou a senadora, ressaltando que, naquela época, nem imaginava que um dia estaria no Plenário do Senado a homenageá-lo.

Ana Amélia destacou ainda que, segundo os jardineiros que hoje cuidam do Bosque dos Constituintes, ao lado da Praça dos Três Poderes, a árvore plantada por Ulysses é a mais frondosa. O bosque, criado em homenagem à Assembleia Constituinte de 1988, tem 600 árvores, cada uma plantada por um parlamentar que a integrou.

A senadora registrou também o livro sobre o parlamentar, que está sendo escrito pelo jornalista Jorge Bastos Moreno, ainda sem previsão de lançamento. Para a senadora, a obra será um presente a todos que admiraram a vida política de Ulysses.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: