Luiz Henrique destaca luta de Ulysses pela democracia

Da Redação | 15/10/2012, 19h30

Durante a sessão do Congresso Nacional em homenagem a Ulysses Guimarães, no Plenário do Senado, o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) afirmou que o Senhor Diretas era uma representação do voto limpo e livre. Luiz Henrique elogiou a trajetória do ex-presidente da Câmara dos Deputados na luta pela redemocratização do país e disse que Ulysses era um exemplo a ser seguido.

- Ele era a caminhada do Brasil para uma democracia verdadeira – afirmou.

O senador disse que, se Ulysses fosse vivo, estaria defendendo a reforma política, o financiamento público de campanhas, o fim da reeleição, o voto em lista fechada, um único suplente de senador, e outras medidas moralizadoras para a política.

Luiz Henrique lembrou que Ulysses adorava crianças e morreu exatamente em um 12 de outubro, no ano de 1992. O senador recordou que, quatro dias antes do acidente, presenteou Ulysses com uma coleção de discos de Glenn Miller, músico de jazz e militar americano. Miller morreu em 1944, em um acidente aéreo sobre o mar, entre a Inglaterra e a França. Os destroços do avião e os corpos dos passageiros nunca foram encontrados. Segundo Luiz Henrique, Ulysses teria dito que Miller foi um homem feliz, pois teve uma vida de sucesso e desapareceu no mar.

- Não esqueço jamais as palavras de Ulysses: o mar é silêncio, tranquilidade e paz – lembrou o senador.

Luiz Henrique registrou que foi um dos que ajudou no reconhecimento dos corpos após o acidente que vitimou Ulysses, quando o helicóptero em que viajava caiu no mar na região de Angra dos Reis (RJ). Somente o corpo do ex-deputado não foi encontrado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: