Anibal Diniz considera resultado das eleições municipais favorável ao PT

Da Redação | 09/10/2012, 17h00

Em pronunciamento nesta terça-feira (9), o senador Anibal Diniz (PT-AC) disse que o resultado das eleições municipais do ultimo domingo contrariou as previsões desastrosas de prejuízos ao PT, tendo em vista que o partido não só venceu em diversas cidades, como aumentou em 14% o numero de municípios que irá governar a partir de janeiro de 2013.

Anibal Diniz lembrou que os analistas e colunistas da imprensa eram quase unânimes nas previsões pouco otimistas sobre o desempenho dos candidatos do PT. Os institutos de pesquisas, disse ele, tiveram como referência essas previsões, e os recentes fatos políticos, com o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), serviram para que os apregoadores de resultados prévios insistissem na tese da exaustão do PT, que amargaria derrotas capazes de relegá-lo a um papel secundário na política em todo o país.

O PT tem hoje 550 prefeituras e passará a ter, sem incluir os resultados do segundo turno, a ser realizado em 29 próximo, 625. Dos 115,8 milhões de votos computados em todo o país nestas eleições, os candidatos do PT receberam 17,3 milhões, o maior número dentre todos os partidos que participaram do pleito – quase 15% da totalidade, assinalou o senador.

- O PSDB, nosso principal adversário no plano nacional, teve 13,9 milhões de votos, ou seja, 3,4 milhões de votos a menos que os obtidos pelos candidatos do PT. Das 22 cidades em que candidatos do PT disputarão o segundo turno, em seis a disputa será contra candidatos do PSDB – informou o senador, ressaltando que o crescimento do PT se tornará “certamente maior e mais significativo com o resultado do segundo turno”.

Anibal Diniz lembrou que o Brasil tem 83 municípios com mais de 200 mil eleitores, que representam apenas 1,5% dos municípios brasileiros, mas têm 36,5% do eleitorado. Nesse grupo, disse, o PT já conquistou oito prefeituras no primeiro turno e vai disputar outras 22, “com grande chance de vitória e com a possibilidade de ampliar significativamente o número de prefeituras a serem administradas pelo partido”.

- O PT tem, portanto, a possibilidade, se lograr sucesso em todas as cidades em que disputará em segundo turno, de chegar a 30 cidades de grande porte. Trinta das 83 cidades contam diretamente com disputa do PT, sendo que, em oito delas, o PT já venceu no primeiro turno, e teremos disputa em 22 cidades no segundo turno. Isso é uma demonstração inequívoca da força do Partido dos Trabalhadores e, principalmente, de sua inserção e aprovação em todas as regiões do país – afirmou.

Anibal Diniz disse ainda que o PT sempre teve em São Paulo a preferência de cerca de 30% dos eleitores, e não havia motivo para que esse patamar não fosse alcançado mais uma vez.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: