TV Senado faz cobertura especial no domingo de eleições municipais

Patrícia Oliveira | 04/10/2012, 18h05

A TV Senado preparou uma programação especial para a cobertura das eleições municipais de 2012. No próximo domingo, 7 de outubro, cerca de setenta profissionais estarão envolvidos na transmissão das principais notícias sobre a votação e a apuração em todo o país. A cobertura contará com a análise de especialistas ao vivo.

Ao longo do dia, equipes vão mostrar toda a movimentação, direto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e acompanhar a justificativa de voto no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal, onde não há eleições para prefeito e vereador.

Além de exibir matérias prontas, a emissora também produzirá reportagens com um balanço do domingo e transmitirá boletins atualizados sobre o clima das eleições, direto de Luziânia, no Entorno de Brasília.

Debate

No domingo de eleições, a partir das 18h30 até as 20h30, dois especialistas analisarão o resultado das urnas. O programa ao vivo do estúdio será ancorado pelo jornalista Ronaldo Martins.

O consultor legislativo do Senado Federal Carlos Alexandre Amorim Rocha e o historiador da UnB Antônio Barbosa são os convidados para o debate. Eles vão discutir os desafios que os candidatos eleitos têm pela frente, com enfoque na configuração política e na agenda municipal do Congresso Nacional.

Reportagens especiais

Desde o dia 27 de setembro a TV Senado começou a exibir matérias especiais sobre as eleições. Além de reportagens de serviço com informações básicas para o eleitor, outros temas importantes foram abordados como a Lei da Ficha Limpa, as funções do prefeito e das câmaras municipais, o sistema proporcional de votação e o impacto do processo eleitoral na internet.

Os telejornais da emissora também destacaram a participação das mulheres nas eleições. Pela primeira vez o número de candidaturas femininas superou a cota de 30% na disputa proporcional. Este ano, 137.910 candidatas (31,6%) concorrem aos cargos do pleito.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: