Paulo Bauer critica governo por vetar ajuda a cidades do Sul vitimadas pela seca

Da Redação | 25/09/2012, 15h50

O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) criticou a presidente da República, Dilma Rousseff, por vetar o dispositivo do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 20/2012 que permitiria ajuda a municípios da região Sul vitimados pela seca do início do ano. O parlamentar também criticou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a quem atribuiu a iniciativa de propor o veto à presidente.

Originado da Medida Provisória (MP) 565/2012, o PLV foi sancionado com vetos pela presidente da República, dando origem à Lei 12.716/2012, que libera linhas de financiamento para setores produtivos de municípios em estado de calamidade pública no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Segundo Bauer, o veto de Dilma causou insatisfação e desapontamento no Senado e na Câmara, pois a emenda que estendia os benefícios à região Sul foi aprovada em ambas as Casas depois de acordo entre as lideranças partidárias.

- O Sul também precisa! Não é só no Nordeste que existem tristezas e dificuldades – afirmou o senador, ao dizer que milhares de pequenos produtores dos estados sulistas também sofreram grandes perdas devido à seca do início de 2012.

Bauer chamou o ministro da Fazenda de Guido Insensível’ Mantega, por, no entender do senador, ser incapaz de compreender as dificuldades enfrentadas por determinados segmentos da sociedade brasileira.

- Ele recomendou à Presidência o veto. Querem enforcar o agricultor do Sul do país, que foi tratado de forma injusta e indevida – declarou.

Em apartes, os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Ana Amélia (PP-RS) apoiaram o pronunciamento do colega. Maldaner disse que o veto de Dilma “surpreende e revolta”. Ana Amélia informou que a emenda prevendo benefícios também para a região Sul , do próprio Bauer e acatada pelo relator, senador Walter Pinheiro (PT-BA), refletia apelos dos pequenos produtores dos estados do Sul, principalmente suinocultores e avicultores.

- Esta Casa está perdendo a competência de aperfeiçoar as matérias enviadas pelo Executivo – disse Ana Amélia.

Bauer reforçou as críticas.

- Nós aqui somos capachos da presidente da República! – acrescentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: