Alvaro e Cristovam criticam pressa na sabatina de ministro indicado ao STF

Da Redação | 24/09/2012, 17h15

Únicos senadores a discursarem em Plenário nesta segunda-feira (24), Alvaro Dias (PSDB-PR) e Cristovam Buarque criticaram a rapidez na indicação de Teori Zavascki ao Supremo Tribunal Federal (STF). O atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) será ouvido na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta terça-feira (25) e, em seguida, já deverá ter a indicação votada em Plenário. Zavaski foi indicado pela presidente Dilma Rousseff no último dia 10.

Ao analisar o processo de indicação de Teori Zavascki, Alvaro Dias chegou a sugerir o adiamento da sabatina para a semana posterior às eleições municipais, que ocorrerão no dia 7 de outubro. Segundo o senador, se resolver participar do julgamento do mensalão, Zavascki poderá pedir vista do processo, o que atrasaria sua conclusão.

– Por que criar um fato novo que possa dar margem à suspeição? Por que criar alternativas de atraso para o julgamento do mensalão? – indagou.

Cristovam também disse que a pressa na indicação de Zavascki pode levantar suspeitas sobre o processo.

– Temos de eliminar qualquer risco de suspeição na hora de escolher um ministro do Supremo – disse o senador, ressaltando, no entanto, que Zavascki parece ser “um jurista da maior seriedade e competência”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: