Anibal Diniz: corrupção no Brasil começou muito antes de o PT chegar ao poder

Da Redação | 19/09/2012, 18h35

O senador Anibal Diniz (PT-AC) criticou setores da mídia e da oposição por afirmarem que o mensalão seria o primeiro ou o maior escândalo de corrupção da história do país. Ele disse que a corrupção no Brasil começou muito tempo antes de o PT conquistar o governo federal. O senador lembrou que o governo Fernando Henrique Cardoso foi acusado de compra de votos de parlamentares para aprovação da emenda constitucional que instituiu a reeleição para chefes do Executivo.

- Quem instituiu a reeleição foi o presidente Fernando Henrique quando estava no exercício do cargo, exatamente mudando a regra do jogo para se autobeneficiar. Nós tivemos o Brasil inteiro exposto a uma denúncia de que foram comprados parlamentares para a emenda da reeleição. Ali, sim, valeu o método da compra de votos – afirmou.

Anibal Diniz disse que os oito anos de governo de Luiz Inácio Lula da Silva e os dois primeiros do mandato da presidente Dilma Rousseff trouxeram inúmeros avanços para o país e para a população. Ele citou como exemplos a ampliação de 100 para 400 o número de escolas técnicas durante os dois mandatos de Lula e o programa Luz para Todos, que tem levado energia elétrica para milhões de lares.

- O presidente Lula deu passos importantes. A presidenta Dilma continua dando passos importantes, investindo, trazendo possibilidade de grandes investimentos, de facilitação para a indústria, de facilitação para que as famílias remodelem a sua renda e possam investir mais e melhor na sua preparação, na sua formação – afirmou.

Para Anibal Diniz, parte dos meios de comunicação e parte da oposição ao governo estão deturpando a história do país, “querendo colocar todos os males da política brasileira na conta do Partido dos Trabalhadores, que está no exercício da Presidência há apenas 10 anos”.

O parlamentar aproveitou e leu, na íntegra, o artigo “Revelações e eleições”, de autoria do presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra. No texto, o sociólogo analisa a recente reportagem da revista Veja sobre declarações que teriam sido feitas pelo publicitário Marcos Valério, um dos artífices do mensalão.

Ao comentar o artigo, Anibal Diniz acusou a revista Veja e o PSDB de trazerem o suposto envolvimento de Lula com o mensalão novamente à tona por estarem desesperados com o desempenho do candidato José Serra na corrida pela Prefeitura de São Paulo

- Essa postura truculenta de querer macular a imagem de quem disputa uma eleição só para facilitar o caminho à tomada do poder não é a mais correta. Exatamente por isso, o Serra e o time para o qual ele torce, o Palmeiras, estão no mesmo caminho: parece-me que serão rebaixados neste ano de 2012 – afirmou Anibal Diniz.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: