Paim parabeniza primeira turma de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares

Da Redação | 14/09/2012, 10h35

O senador Paulo Paim (PT-RS) cumprimentou nesta sexta-feira (14) os 70 alunos da primeira turma do curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares pela conclusão da graduação.

Convidado para ser um dos paraninfos da turma, o parlamentar participa nesta sexta-feira da cerimônia de colação de grau dos estudantes, que será realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Ao citar nominalmente todos os formandos, Paim observou que é a primeira vez que um número tão elevado de negros e brancos pobres se forma em uma mesma turma no Brasil.

- Vocês são a prova de que a universidade pode ser um grande quilombo com negros, brancos e índios de mãos dadas. Vocês são a prova viva que a luta de Zumbi valeu a pena – disse o senador.

Paim também parabenizou os familiares dos estudantes, o reitor da universidade, professor João Vicente, além de professores e funcionários da instituição.

O senador se disse honrado por ter sido convidado para estar entre os patronos e paraninfos, ao lado de autoridades como o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto; o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin; o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; a ministra da Secretaria de Igualdade Racial, Luiza Bairros; e a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).

- Credito essa honraria ao ano de 2012. Entrará para a história como o ano em que o Supremo Tribunal Federal declarou, por unanimidade, que as cotas para brancos, negros, índios pobres são sim constitucionais. Foi neste ano que o Congresso Nacional aprovou e a presidenta Dilma sancionou a lei de cotas nas universidades para alunos de rede pública – disse Paim.

A instituição

A Faculdade Zumbi dos Palmares, observou Paim, é a única instituição de ensino superior da América Latina que tem 87% de seus alunos afrodescendentes auto-declarados.

Localizada na capital paulista, a Faculdade iniciou suas atividades em 2004, com 200 alunos no curso de Administração. Atualmente, têm 1.700 alunos matriculados nos cursos de Administração, Direito, Tecnologia em Transportes Terrestre, Publicidade e Propaganda e Pedagogia.

- Nos seus oito anos, tem auxiliado a quebrar paradigmas, valorizar a identidade, fortalecer a autoestima, criar outros protagonismos e oportunidade social para a nossa juventude. [Trata-se de] uma verdadeira ação afirmativa da sociedade civil – disse Paim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: