Senado debate medidas de segurança para motociclistas

Da Redação | 13/09/2012, 09h20

Preocupados com o grande número de acidentes envolvendo motociclistas, os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realizam nesta manhã audiência pública para discutir mudanças na legislação e medidas socioeducativas para promover maior segurança no trânsito.

Realizado no Auditório Petrônio Portela, o debate reúne representantes do Departamento Nacional de Trânsito, de sindicatos de motociclistas profissionais, dos ministérios da Saúde e do Trabalho, de autoescolas, de associações médicas, de fabricantes de motocicletas, entre outros.

O presidente da CAS, senador Jayme Campos (DEM-MT), e a senadora Ana Amélia (PP-RS) querem discutir com especialistas, sindicatos e autoridades do setor a legislação em vigor, as normas de fiscalização e a política de segurança, com vistas à elaboração de propostas para reduzir o número de acidentes com motos.

Também serão abordadas na audiência pública questões relativas à saúde, ao processo de habilitação dos condutores e às campanhas educativas.

A gravidade do problema levou especialistas a classificar como epidemia o crescimento dos acidentes com motos no Brasil. Levantamentos recentes mostram que sete em cada dez acidentes envolvendo motocicletas resultam em vítimas e quatro de cada dez leitos de unidades de terapia intensiva estão ocupados por motociclistas acidentados.

Em debates anteriores promovidos pela CAS, foram apontados como principais causas dos acidentes a deficiência no processo de habilitação de motociclistas, o excesso de velocidade, a fadiga resultante de longas jornadas de trabalho, o consumo de álcool e drogas e a desatenção ao conduzir.

A audiência pública promovida pela CAS é aberta ao público e está prevista para terminar às 13h.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: