Benedito de Lira pede redução do custo de equipamentos destinados a deficientes

Da Redação | 13/09/2012, 15h15

O senador Benedito de Lira (PP-AL) fez um apelo à presidente da República, Dilma Rousseff, para que determine aos órgãos competentes medidas para facilitar a vida dos brasileiros que têm algum tipo de deficiência. Ele chamou atenção para o alto custo de produção de cadeiras de roda, próteses, órteses, entre outros equipamentos de alta tecnologia que facilitem a execução das tarefas do cotidiano.

– Não há redução de impostos para a compra de matéria-prima ou desoneração da folha de pagamento para esse setor, que cumpre um importante papel social – acrescentou, em Plenário.

Dificuldades

Benedito de Lira destacou as dificuldades enfrentadas por esse segmento da população. Ele explicou que não existe levantamento exato sobre o número de cadeirantes no Brasil, mas o censo de 2010 identificou 12,7 milhões de brasileiros com alguma deficiência severa, sejam físicas, auditivas, mentais, visuais ou motoras. Outro levantamento do IBGE mostra que o Brasil está defasado, quando se fala em acessibilidade, seja nas ruas, edifícios ou espaços públicos.

O parlamentar observou que em vez de receberem incentivos e apoio, essas pessoas só encontram mais dificuldades do que o cidadão comum.

– Creio que milhões de portadores de deficiências tiveram que reaprender a viver e se adaptar a um mundo que não facilita nada para ninguém. Eles e suas famílias tiveram que, além de cuidar da saúde, lutar contra o preconceito, por um espaço no mercado de trabalho, por uma colocação na sociedade, para mostrar que são plenamente capazes de exercer uma profissão.

Para ele, o grande desafio para o setor e para o governo é o de estimular a indústria nacional – “massacrada pelo custo Brasil” – a investir mais em pesquisa e no desenvolvimento de produtos, ampliando assim a oferta e a qualidade e reduzindo os preços.

- O alto preço de cadeiras de roda elétricas, por exemplo, segrega ainda mais o deficiente – afirma Benedito de Lira.

Superação

Benedito de Lira parabenizou os atletas brasileiros que conquistaram 43 medalhas nas Paralimpíadas de Londres. Para o senador, eles são exemplos de aonde os portadores de necessidades especiais podem chegar, com um pouco mais de apoio, “pois esbanjam talento, habilidade e garra”. Ele lamentou que muitos desses talentos estejam sendo minados pela falta de oportunidades e auxílios.

– São 182 atletas que dão orgulho ao país e que nos fazem sentirmo-nos limitados, pequenos, mesmo sem ter nenhuma limitação física. Não é um pedido de esmola, mas de justiça e igualdade de oportunidade, para que possam enfrentar os desafios do dia a dia todos os brasileiros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: