Vanessa Grazziotin exige apuração de agressão sofrida antes de debate em Manaus

Da Redação | 12/09/2012, 17h00

Em discurso nesta quarta-feira (12), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) protestou contra a agressão que sofreu momentos antes do debate entre os candidatos à Prefeitura de Manaus realizado nos estúdios do SBT na capital amazonense, na terça-feira (11). Os manifestantes chegaram a lançar ovos contra ela.

– Quando de minha chegada, fui surpreendida por uma ação da mais extrema violência. Não falo dessa tribuna como candidata, falo como mulher, senadora da República e cidadã. Como todos os cidadãos e cidadãs, mereço respeito e tratamento digno – relatou.

Ao lado de outros oito concorrentes, a senadora disputa a prefeitura amazonense, figurando na maioria das pesquisas na segunda colocação. Ela mostrou capas de jornais e fotografias do momento da agressão e disse ter sido um “ato planejado por um grupo que foi para frente da emissora junto com pessoas integrantes de outra candidatura”.

– Não podemos conviver com isso – afirmou.

Vanessa comunicou que enviou ao presidente José Sarney um ofício para que o Senado interceda junto à Polícia do Amazonas e ao Ministério Público estadual para que o episódio seja investigado e esclarecido.

– A democracia não suporta e não convive com esse tipo de atitude – disse.

Logo depois da comunicação de Vanessa, os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), Marta Suplicy (PT-SP), Alfredo Nascimento (PR-AM), Magno Malta (PR-ES), Ana Amélia (PP-RS), João Capiberibe (PSB-AP) e Lídice da Mata (PSB-BA) solidarizaram-se com a colega. Antes, em seu pronunciamento, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) já havia condenado a agressão.

Eduardo Braga classificou o acontecido de “agressão vilmente covarde” e de “agressão física, moral e psicológica”. Ele leu editorial veiculado pela Rádio Cidade de Manaus, que rotulou a agressão de “atitude condenável sob todos os aspectos, um atentado contra a diversidade de ideias e a liberdade de opinião”.

Alfredo Nascimento pediu ao governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), a instalação de inquérito para apurar “os responsáveis por essa truculência”. Magno Malta tachou o episódio de “manifestação débil, irresponsável e desqualificada”.

Lídice da Mata afirmou que Vanessa é “uma das melhores parlamentares do país”.

– Foi um ataque vil e covarde que tem de ser repudiado por todas as mulheres que fazem política e por toda a população brasileira – afirmou Lídice.

João Capiberibe também lamentou a agressão a Vanessa e disse que acontecimentos como o de Manaus desqualificam a política.

O presidente José Sarney também prestou solidariedade a Vanessa em seu nome e em nome do Senado.

– Vanessa Grazziotin conquistou seu espaço no Senado pela sua competência. É uma senadora firme nos debates e na defesa de suas ideias – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: