Marta Suplicy recebe elogios de colegas em Plenário

Da Redação | 12/09/2012, 15h25

Na véspera de assumir o Ministério da Cultura – sua posse está marcada para às 11h desta quinta-feira (13) –, Marta Suplicy abriu a sessão ordinária desta quarta-feira (12) despedindo-se do cargo de vice-presidente do Senado e do mandato de senadora.

A nova ministra agradeceu o companheirismo dos colegas e classificou como “uma grande experiência” o período em que atuou como senadora.

- Foi um grande momento, uma grande experiência na vida, poder participar desses quases dois anos e compartilhar tantas alegrias, dificuldades, frustrações e fazer tanta coisa boa que conseguimos fazer por nosso país - afirmou.

Presentes em Plenário, os senadores elogiaram a atuação parlamentar de Marta Suplicy e lhe desejaram sucesso em sua nova empreitada. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que o desempenho de Marta no Senado e no Ministério do Turismo, pasta que a senadora comandou de 2007 a 2008, durante o governo do ex-presidente Lula, dá a todos a certeza de que o Ministério da Cultura será muito bem conduzido.

A eficiência de Marta Suplicy como parlamentar e em cargos do Executivo, principalmente como prefeita de São Paulo (2000 a 2004), foi destacada também pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Segundo Vanessa, a nova ministra fará um “belíssimo” trabalho à frente da cultura, não só por sua competência, mas também por sua sensibilidade feminina.

A atuação de Marta no Senado, principalmente na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), foi elogiada ainda pelo senador Casildo Maldaner (PMDB-SC). Já o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) parabenizou o governo federal, por ganhar uma excelente ministra, mas lamentou que o Senado tenha perdido uma “grande colaboradora dos trabalhos legislativos”.

- Quem teve oportunidade de conviver com Vossa Excelência sabe de seu comprometimento com tudo em que se envolve, Vossa Excelência foi uma excepcional senadora e espero que seja uma ministra muito exitosa – registrou também Ricardo Ferraço (PMDB-ES), enfatizando que Marta assumirá um ministério “muito relevante para a sociedade brasileira”.

Lídice da Mata (PSB-BA) foi outra senadora a afirmar que Marta será uma excelente ministra da Cultura. Para Lídice, o peso da representação política da senadora petista fortalecerá a pasta da Cultura. Além disso, a experiência de Marta no ministério do Turismo ajudará a unir essas áreas e desenvolvê-las no país.

Colega de Marta Suplicy na Mesa Diretora, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) também reforçou que o Ministério da Cultura ganha mais representatividade política, com a posse de Marta.

- Desejo-lhe sorte, porque competência Vossa Excelência tem de sobra – elogiou.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cumprimentou a presidente Dilma pela escolha e saudou Marta pelo “profícuo trabalho” desempenhado como senadora, desejando-lhe felicidades na nova empreitada.

Suplicy também elogiou o “proficiente trabalho” de Ana de Hollanda no ministério e citou vários programas desenvolvidos pela pasta, como Mais Cultura, Mais Educação; PAC das Cidades Históricas; Livro Popular; Brasil Arte; Conexão Brasil-África e Programa Nacional de Preservação de Acervos.

– Foi uma administração de notáveis resultados para o bem da cultura – afirmou Suplicy.

O senador registrou ainda ter recebido telefonema de José Celso Martinez Correa, um dos mais destacados diretores teatrais do país, desejando boa sorte a Marta Suplicy. As palavras do diretor, segundo Suplicy, foram as seguintes: “Nós que cultivamos a cultura ficamos feliz com a escolha de Marta, que saberá dar valor à cultura, principalmente ao teatro”.

Aos colegas, Marta garantiu que as portas do Ministério da Cultura estarão sempre abertas para recebê-los.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: