Cyro Miranda diz que problemas do país têm origem no governo Lula

Da Redação | 12/09/2012, 17h55

Em discurso nesta quarta-feira (12), o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) fez uma análise dos problemas enfrentados atualmente pelo governo federal, afirmando que tiveram origem no governo anterior, do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Reforçando críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff e de Lula, feitas no artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, “Herança maldita”, publicado recentemente, Cyro Miranda atribuiu à má gestão de Lula as demissões feitas por Dilma de ministros que havia herdado de seu antecessor.

— É um fato histórico a demissão de oito ministros no primeiro ano de governo, sete dos quais envolvidos com escândalos de corrupção – disse o senador, ressaltando que foram indicados por Lula.

Cyro Miranda disse que o baixo crescimento da economia brasileira nos últimos anos se deu em boa medida pela não adoção de medidas adequadas pelo governo federal para enfrentar a crise econômica mundial iniciada em 2008.

Para ele, a avaliação equivocada de Lula, durante seu segundo mandato, de que a crise não era mais que uma “marolinha”, impediu o Brasil de implementar medidas importantes tais como a desoneração de tributos e a celebração de parcerias público-privadas que poderiam alavancar a economia brasileira.

Com relação às privatizações de portos, rodovias e aeroportos, anunciadas recentemente pelo governo federal, Cyro Miranda considerou equivocado o modelo proposto. Para ele, o projeto de concessões de aeroportos, por exemplo, não apresenta atratividade para os empresários porque subordina a sua gestão à Infraero.

— Na prática, ou o governo privatiza para valer, ou vai ficar procurando parceiros o resto da vida, como tem ocorrido no projeto do trem-bala — afirmou.

Em aparte, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) contraditou Cyro Miranda, considerando injusta a avaliação que Fernando Henrique fez de que Lula teria deixado para Dilma uma “herança maldita”.

Para Valadares, foi Fernando Henrique quem teria deixado a economia brasileira mergulhada em problemas graves, como por exemplo, de crescimento inflacionário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: