Sarney participa de anúncio de redução de tarifas de energia

Rodrigo Baptista | 11/09/2012, 13h35

O presidente do Senado, José Sarney, participou nesta terça-feira (11)  de solenidade, no Palácio do Planalto, em que foram detalhadas as medidas de redução da tarifa de energia elétrica, anunciadas pela presidente Dilma Rousseff na última quinta-feira (6).

De acordo com o governo, a iniciativa deve assegurar, em 2013, a redução de 16,2% na tarifa dos consumidores residenciais e de até 28% para o setor produtivo e industrial.

A redução resultará de cortes em encargos embutidos na conta de luz e da renovação de contratos de concessão.

Na avaliação da presidente Dilma, as medidas de redução do custo da energia elétrica aumentarão a competitividade do setor produtivo nacional e garantirão maior poder aquisitivo ao consumidor.

- A sociedade sabe que as medidas tomadas hoje visam aumentar o investimento, elevar a eficiência e competitividade. Isso é crucial para a distribuição de renda, elevando emprego e reduzindo a pobreza. Hoje damos o passo decisivo. É a maior redução das tarifas de que se tem notícia, que beneficia consumidores e também empresários – disse.

MP

Durante a cerimônia, a presidente assinou mensagem ao Congresso Nacional de envio de uma medida provisória que prevê a possibilidade de renovação das concessões do setor de energia que vencerão a partir de 2015.

A renovação das concessões, segundo explicou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, terá como contrapartida a redução da tarifa de energia elétrica para os consumidores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: