Anibal Diniz elogia redução das tarifas de energia elétrica anunciada pelo governo

Da Redação | 10/09/2012, 18h20

O senador Anibal Diniz (PT-AC) parabenizou nesta segunda-feira (10) a presidente da República, Dilma Rousseff, pelas medidas de redução da tarifa de energia elétrica, anunciadas na última quinta-feira (6). Em pronunciamento em Plenário, o senador elogiou a iniciativa, que, de acordo com o governo, deve assegurar, em 2013, a redução média de 16,2% na tarifa dos consumidores residenciais e de 28% para o setor produtivo e industrial. O senador afirmou que a presidente está tendo “uma postura correta”.

- A equipe econômica do governo está agindo de maneira correta ao priorizar a redução de taxas, tarifas e impostos, a redução de juros para fortalecer a indústria nacional, fortalecer o setor produtivo, facilitar o acesso ao crédito para o pequeno produtor e, ao mesmo tempo, contribuir para a manutenção dos empregos gerados no Brasil e contribuir para a geração de milhares de novos empregos em todos os estados brasileiros – defendeu.

O senador explicou que as medidas anunciadas na última quinta-feira, a serem detalhadas em solenidade no Palácio do Planalto nesta terça-feira (11), são positivas para a indústria e para o comércio. Segundo ele, tarifas de energia elétrica mais baratas possibilitam a redução do preço final para o consumidor brasileiro e também a redução dos preços para os produtos de exportação e, incentivando a produção e evitando a demissão de milhões de brasileiros.

Anibal destacou também que Dilma reforçou a adoção no país do modelo de desenvolvimento baseado no tripé “estabilidade, crescimento e inclusão”. A orientação do governo, salientou, é também incluir neste tripé o conceito de competitividade.

Crise mundial

Dados do Boletim Focus, do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira e citados em Plenário pelo senador, mostraram que analistas financeiros mantiveram a projeção de crescimento da inflação para 2012, com uma variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 5,20% para 5,24%, e de redução do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,64% para 1,62%. Apesar das projeções negativas, Anibal Diniz disse acreditar que, “com mais trabalho”, será possível reverter as previsões.

Para o senador, o país caminha para o aprimoramento de sua política econômica, com enfrentamento à barreira dos altos impostos, fortalecimento do setor de logística e transporte e redução constante dos juros – com a mais baixa Taxa Selic da história.

Anibal Diniz disse ainda que desde o governo do ex-presidente Lula (2003-2010) há investimentos para garantir energia elétrica a toda a população do país. Só no Acre, seu estado, 41 mil famílias tiveram acesso ao programa Luz para Todos, inclusive comunidades isoladas da Amazônia. A expectativa é que mais cinco mil famílias sejam beneficiadas com o programa de acesso à energia elétrica até 2013.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: