Luiz Henrique comemora decisão do Japão de importar carne suína de Santa Catarina

Da Redação | 29/08/2012, 17h35

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) comemorou, nesta quarta-feira (29), a abertura de mercado do Japão à carne suína produzida em Santa Catarina. Luiz Henrique explicou que a aceitação por um mercado tão exigente como o do Japão só foi possível devido à luta do estado em obter uma estrutura de vigilância sanitária eficiente.

Luiz Henrique ressaltou que a medida é relevante para o país porque o Japão é o maior importador de carne suína do mundo e certamente vai estender a decisão para os demais estados produtores do produto.

– Exportaremos, só para o Japão, 180 mil toneladas. Isso representa 30% do que o Brasil todo exporta deste produto e essa cifra é igual a toda a produção exportada de Santa Catarina – afirmou.

O senador acredita que o estado conquistará outros mercados, como Estados Unidos e Filipinas. Ele destacou que as importações vão modificar o clima de angústia que vivem os produtores independentes de suínos de Santa Catarina.

– Em Santa Catarina há 8 mil produtores de suínos, sendo que destes 850 são independentes e hoje vivem uma crise sem precedentes representada pela queda no preço do produto e um aumento dos insumos – disse.

Luiz Henrique explicou que 75% dos custos de produção de suínos correspondem à alimentação dos animais e acrescentou que a falta de estrutura para um transporte mais barato faz com que o milho e a soja cheguem ao produtor catarinense por “pelo menos o dobro do preço praticado no Brasil central”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: