Tomás Correia defende retomada da discussão sobre ferrovias

Da Redação | 01/08/2012, 17h10

Para o senador Tomás Correia (PMDB-RO), o centenário da Ferrovia Madeira Mamoré, comemorado nesta quarta-feira (1°), deveria servir para o início de uma discussão sobre a expansão da malha ferroviária do Brasil. Ele afirmou que o país precisa de ferrovias compatíveis com a posição que ocupa no cenário internacional, como uma das maiores economias do mundo.

- Esse é um assunto que deveria ocupar lugar de destaque nos debates do Senado, afinal, aqui é a casa da federação, a casa da integração - afirmou.

O senador acrescentou que o desenvolvimento da malha ferroviária no país poderia favorecer as populações do Norte e do Centro-Oeste, promovendo a integração maior das regiões ao restante do país. Como exemplo, citou a Ferrovia Transcontinental, que deve partir do Rio de Janeiro e passar por Rondônia, alcançando a fronteira com o Peru.

Tomás Correia disse que a história da Ferrovia Madeira Mamoré não pode ser esquecida porque representa a luta do povo do Brasil e de Rondônia pela integração do país. Durante a construção da estrada de ferro, parada por mais de uma vez, mais de 6 mil trabalhadores morreram. Apesar disso, a obra trouxe inúmeros benefícios ao estado de Rondônia.

- Não é exagero dizer que a Estrada de Ferro Madeira Mamoré é a mãe do estado de Rondônia. Através dela surgiu a cidade de Porto Velho, o território e finalmente o estado de Rondônia - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: