Anibal Diniz se diz otimista com ingresso da Venezuela no Mercosul
Da Redação | 01/08/2012, 19h10
O senador Anibal Diniz (PT-AC) se mostrou otimista, nesta quarta-feira, com a adesão da Venezuela ao Mercosul. Ele acredita que, com o ingresso, o Mercosul passa a ter mais peso econômico e uma maior dimensão comercial.
- A Venezuela, como sabemos, possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Sua incorporação torna o Mercosul economicamente mais robusto e também detentor de uma maior dimensão geopolítica – disse.
Anibal Diniz lembrou que o bloco comercial passa a ter uma população de quase 300 milhões de habitantes, o que representa 70% da população da América do Sul. A economia também será mais significativa: cerca de 80% do PIB sul-americano.
Anibal ressaltou que o Brasil deverá trabalhar, juntamente com os demais países, para o andamento rápido do processo formal necessário para as metas de incorporação efetiva da Venezuela.
- O processo de adesão da Venezuela corria desde 2006, mas sem resultados práticos devido ao não cumprimento dos prazos para adequar-se às normas do bloco e adotar a Tarifa Externa Comum [TEC] – recordou.
O senador informou que, juridicamente, o ingresso da Venezuela no Mercosul deverá ocorrer a partir da segunda quinzena de agosto.
Usina em Xapuri
Anibal Diniz também registrou a inauguração, neste fim de semana, de toda a estrutura física resultante da ampliação e modernização da Usina de Beneficiamento de Castanhas Chico Mendes, em Xapuri, administrada pela Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre).
O senador informou que foram investidos para a modernização da usina mais de R$ 2,5 milhões, através de uma parceria entre o governo do estado e a Cooperacre.
- Com isso, os extrativistas passam agora a ter uma indústria que garante a compra de sua produção por um preço mais justo, e passam a ter uma indústria com maquinário de qualidade - disse.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: