Senadores entram na disputa por prefeituras das capitais

Soraya Mendanha | 24/07/2012, 16h11

Cinco senadores irão concorrer ao cargo de prefeito nas eleições municipais deste ano: Cícero Lucena (PSDB-PB), Humberto Costa (PT-PE), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Wellington Dias (PT-PI).

Wellington é candidato ao cargo de prefeito em Teresina; Vanessa Grazziontin disputará a Prefeitura de Manaus; Inácio Arruda concorrerá em Fortaleza; Cícero Lucena, em João Pessoa; e Humberto Costa, em Recife.

Por enquanto, nenhum deles solicitou licença para dedicação à campanha. Esta licença não é obrigatória. Para assumir o cargo de prefeito, o senador é obrigado a abrir mão do mandato e sua vaga no Senado é ocupada pelo primeiro suplente.

Cícero Lucena tem como suplente Carlos Dunga. Ele já foi vice-prefeito e prefeito de Boqueirão (PB), deputado estadual por quatro mandatos, deputado federal e chefe da Casa Civil do governo da Paraíba.

Humberto Costa tem como primeiro suplente o advogado Joaquim Francisco. Ele já foi governador, deputado federal e ministro do Interior durante o governo de José Sarney.

Médico, empresário e dono da TV Rio Negro, Francisco Garcia é o suplente da senadora Vanessa Grazziotin. Francisco Garcia já foi vice-governador do Amazonas, deputado federal e atualmente é presidente estadual do PP.

O empresário Raimundo Noronha Filho é o suplente do senador Inácio Arruda e a bancária e economiária Maria Regina Sousa é a suplente do senador Wellington Dias. Maria Regina é fundadora do PT no estado do Piauí e foi coordenadora política do senador em todas as campanhas, incluindo a atual.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: