Veto do Ibama a estaleiro em Alagoas pode ser revisto
Da Redação | 13/07/2012, 11h50
As negociações com o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a concessão da licença de instalação de um estaleiro em Alagoas continuam abertas e o veto do órgão ao empreendimento pode ser revisto.
Esse foi o desfecho da reunião entre o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, deputados federais e senadores do estado com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Texeira, nesta quinta-feira (12) em Brasília, segundo informou a assessoria do Senador Benedito de Lira (PP-AL) em nota à imprensa.
De acordo com o órgão ambiental, o local escolhido pela empresa para construção do Estaleiro Ilha S.A. (Eisa), no Pontal de Coruripe, é inadequado, por estar localizado em área de mangue. Durante o encontro, a ministra explicou detalhadamente todos os processos de concessão de licença de grandes empreendimentos que estão em andamento no país e argumentou que os pontos negativos do parecer do Ibama sobre o Eisa podem ser reavaliados.
Diante desta possibilidade de revisão, técnicos do Ibama, do Ministério do Meio Ambiente, do estaleiro e do governo estadual terão uma nova reunião para negociar uma alternativa que permita a instalação do empreendimento assegurando a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico da região.
Para o senador Benedito de Lira (PP-AL), a ministra deixou claro que o veto do Ibama à instalação do estaleiro no município de Coruripe não é definitivo.
– Vimos que as portas estão abertas e que todos os envolvidos na questão estão dispostos a negociar e a encontrar a melhor solução, o melhor caminho. Estou esperançoso com a concretização do estaleiro e de iniciativas que promovam o desenvolvimento do estado – avaliou.
Os senadores Fernando Collor (PTB) e Renan Calheiros (PMDB) também participaram da reunião no Ministério do Meio Ambiente.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: