Rio+20 termina com desafios não cumpridos, afirma Ana Amélia

Da Redação | 21/06/2012, 17h05

A senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou nesta quinta-feira (20) que a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, termina sem um documento final consistente. Entre os pontos não resolvidos, a senadora citou o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a criação de fundo para o desenvolvimento sustentável, definição de economia verde e transferência de tecnologia limpa para os países em desenvolvimento.

Para Ana Amélia, a convenção encontrou “uma pedra no meio do caminho”: a crise econômica que atinge vários países do mundo e que tirou dos líderes mundiais o foco ambiental.

- Todos os itens que dependem de compromissos econômicos e financeiros dos países ricos continuam sendo apenas projetos ou boas intenções, e disso o universo, o céu, o limbo e o purgatório estão cheios – criticou.

Para Ana Amélia, melhor do que fazer um documento com propósitos ambiciosos e nada realizar seria elaborar um documento modesto, mas colocá-lo em prática.

Sobre o exemplo brasileiro, Ana Amélia disse considerar que o país avançou na área ambiental nos últimos anos, com a redução do desmatamento e a adaptação das empresas às novas regras ambientais. Na área da produção de alimentos, a senadora destacou o aumento da produtividade e os avanços tecnológicos e de pesquisa.

- O desafio é generalizar as práticas já adotadas pelo Brasil e por outros países. O desafio é globalizar o trabalho de resgate do planeta Terra. Como já sabemos, o relógio do meio ambiente está correndo contra nós – alertou.

Pescadores gaúchos

No mesmo pronunciamento, Ana Amélia relatou a situação dos pescadores do sul gaúcho. Segundo a senadora, dez mil pessoas estão sendo prejudicadas pela interpretação equivocada de uma norma criada para a defesa do cação no Nordeste brasileiro. Os produtores haviam conseguido na Justiça uma liminar para continuar as atividades, mas a decisão foi revertida.

- Trata-se de aplicar uma norma que é de uma região em todo o litoral brasileiro, afetando dramaticamente aquela região, com consequências sociais e econômicas - lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: