Centenário do primeiro governador do Amapá será lembrado em sessão solene

raissa-abreu | 31/05/2012, 12h09

O Congresso Nacional vai se reunir em sessão solene, na próxima segunda-feira (4), para celebrar o centenário de nascimento do primeiro governador do Amapá, Janary Gentil Nunes. Nascido em Alenquer, no Pará, em 1º de junho de 1912, foi ele também quem governou o então território por mais tempo – de 1943 a 1956.

A sessão solene está marcada para as 10h, no Plenário do Senado. A iniciativa da homenagem é do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP). Segundo Randolfe, foi no governo de Janary Nunes que se estruturaram as bases do que é o estado do Amapá hoje. Em pronunciamento recente, o senador comparou o legado do governador ao do presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976).

De formação militar, Janary Nunes assumiu a gestão do território por indicação do presidente Getúlio Vargas, com apenas 31 anos. Entre suas obras, Randolfe destacou a construção de fazendas-modelo, centros hortigranjeiros, escolas e aeroporto.

Também devem ser creditadas a Janary Nunes as bases da companhia de eletricidade e a descoberta do manganês, cujos royalties o governador utilizou para a construção da Usina Hidrelétrica do Paredão.

Conforme Randolfe, “Janary Nunes soube valorizar o Amapá e a Amazônia”. O homenageado também foi presidente da Petrobras e embaixador do Brasil na Turquia. Faleceu no Rio de Janeiro, em 15 de outubro de 1984, aos 72 anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: