Senadores aguardam chegada de Demóstenes

Da Redação | 29/05/2012, 10h12

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) acaba de chegar à sala 2 da Ala Nilo Coelho. Com a chegada do parlamentar, o presidente do Conselho de Ética, Antonio Carlos Valadares deu início à reunião em que o parlamentar goiano apresentará oralmente sua defesa.

Demóstenes Torres é acusado de quebra de decoro parlamentar por manter estreitas relações com o contraventor Carlos Cachoeira, preso desde fevereiro sob a acusação de crimes como exploração de jogos ilegais e corrupção.

No seu relatório preliminar, Humberto Costa (PT-PE) sustenta que o senador goiano usou o mandato para atuar em favor dos interesses de Cachoeira. Demóstenes teria repassado informações privilegiadas ao bicheiro, além de ter defendido durante o seu mandato a legalização de jogos no país - ao contrário do que diz em sua defesa encaminhada ao conselho.

Humberto Costa aguarda apenas a defesa de Demóstenes para elaborar seu relatório final. Ele promete finalizar o trabalho até meados de junho, para ser votado nas comissões e chegar ao Plenário antes do recesso, marcado para iniciar no dia 17 de julho.

- A expectativa é que ele possa responder às indagações que o Senado e o Brasil deseja ouvir. Nós vamos trabalhar em torno da representação do PSOL, da própria defesa dele e dos fatos que são de conhecimento público – disse Humberto Costa ao chegar para a reunião.

Já o líder do PSDB no Senado, o senador paranaense Alvaro Dias, classificou de “missão impossível” a tarefa de Demóstenes no Conselho.

- Os fatos falam mais alto do que qualquer discurso que ele possa pronunciar no Conselho de Ética.  Considero uma missão impossível – afirmou.

O advogado de Demóstenes, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakai, já adiantou que o parlamentar deve usar os primeiros 20 minutos da sessão para falar sobre sua atuação na vida pública, ficando, a seguir, à disposição para responder perguntas dos colegas.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: