Eduardo Suplicy relata encontro com Desmond Tutu e ressalta luta pela erradicação da pobreza
Da Redação | 29/05/2012, 17h15
Em pronunciamento nesta terça-feira (29), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) citou trechos da palestra do ganhador do Prêmio Nobel da Paz, o bispo anglicano Desmond Tutu, em São Paulo, no 5º Congresso do Forum Internacional das Comunicações.
De acordo com o parlamentar, o bispo relatou visita que fez ao Brasil na década de 1970, quando o país ainda estava sob a ditadura militar. Desmond Tutu citou o falecido arcebispo de Olinda e Recife, dom Hélder Câmara (1909-1999), que, na época, disse a ele que, quando falava em dar alimentos aos pobres, era chamado de santo, mas, quando falava em resolver o problema da pobreza, era tachado de comunista.
Na palestra, de acordo com Suplicy, Desmond Tutu afirmou estar contente em ver o avanço da democracia e da liberdade de expressão no Brasil. Ele também manifestou apreço pelos avanços na qualidade de vida da população, manifestadas na melhoria da expectativa de vida, na diminuição da mortalidade infantil e no aumento da alfabetização, entre outros dados que fizeram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro subir, embora o país ainda ocupe a 84ª posição no ranking do IDH.
O senador relatou ter se encontrado com o bispo anglicano antes da palestra, quando relembrou outro pronunciamento do ganhador do Prêmio Nobel, feito na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2006, por ocasião do 11º Congresso Internacional da Rede Mundial de Renda Básica. Eduardo Suplicy lembrou que Desmond Tutu conclamou a todos a lutar a favor da renda básica incondicional. De acordo com o senador, o bispo anglicano afirmou que “os movimentos da renda básica foram projetados para melhorar a dignidade, o bem estar e a inclusão de todas as pessoas”.
Da tribuna, o senador ainda reiterou o convite para que a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, faça a conferência de abertura do congresso da Rede Internacional de Renda Básica, que se realiza em Munique, Alemanha, entre 14 e 16 setembro.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: