Marta Suplicy comemora instalação da Comissão da Verdade

Da Redação | 16/05/2012, 17h55

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) afirmou em Plenário que a instalação da Comissão da Verdade representa o grau de maturidade política do país. Instalada nesta quarta-feira (16), a comissão investigará as violações dos direitos humanos durante o período de 1946 a 1988, que inclui o regime militar. Para a senadora, o ato da presidente Dilma Rousseff é uma conquista da sociedade.

- É um passo decisivo para que sejam preenchidas lacunas que permanecem vazias desde o fim da ditadura militar e que a volta ao regime democrático ainda não tinha preenchido – afirmou.

Marta Suplicy afirmou que o ato que criou a comissão demonstra que ela não representa o revanchismo, mas um desejo nacional. A senadora elogiou o gesto de Dilma Rousseff de convidar para a cerimônia de instalação todos os presidentes que governaram o país após a ditadura militar - José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva – além de militares.

- É uma evidente demonstração do acerto da comissão – disse.

A senadora destacou o papel didático da comissão, que permitirá o acesso da juventude aos fatos para que os erros não sejam repetidos no futuro.

Transporte

No mesmo pronunciamento, Marta Suplicy falou sobre o acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira no metrô de São Paulo (SP). A senadora disse que os indícios são de falha no sistema, que pode ter ocorrido por falta de manutenção adequada. Para ela, a falta de eficiência no sistema de metrô de São Paulo é fruto das decisões dos últimos governantes do estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: