Eduardo Suplicy destaca importância da Comissão da Verdade
Da Redação | 16/05/2012, 15h35
A instalação da Comissão da Verdade pela presidente da República, Dilma Rousseff, na manhã desta quarta-feira (16) foi comemorada em Plenário pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). A comissão vai apurar, ao longo de dois anos, as violações aos direitos humanos ocorridas no período de 1946 a 1988. Suplicy destacou trechos do discurso de Dilma durante a solenidade de criação da comissão, no Palácio do Planalto, para retratar a importância da medida.
- Não se pode mais esconder a verdade, a tirania pode até impedi-la de circular livremente, o medo pode adiá-la, mas o tempo acaba por trazer a luz. Hoje, esse tempo chegou – repetiu o senador, citando declaração da presidente.
Para Suplicy, Dilma assinalou a aspiração de todos aqueles que lutaram pela democracia. Em sua avaliação, a presença, no evento, de tantas pessoas que lutaram contra a ditadura ou tiveram parentes vitimados pelas forças de repressão revelou a importância da criação da Comissão da Verdade.
Suplicy também elogiou a escolha dos integrantes da Comissão da Verdade – o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp; o ex-procurador geral da República Cláudio Fontelles; o ex-ministro da Justiça no governo FHC José Carlos Dias; a psicanalista Maria Rita Kehl; o embaixador Paulo Sérgio Pinheiro; e os advogados José Paulo Cavalcanti Filho e Rosa Maria Cardoso da Cunha – enfatizando que todos estão comprometidos com a missão do grupo.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: