CUT quer cancelamento de consulta sobre recuperação de capacidade funcional

Da Redação | 26/04/2012, 10h59

A representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Junéia Martins Batista defendeu, nesta quarta-feira, durante a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o cancelamento da consulta do Ministério da Previdência Social sobre o "tempo estimado para recuperação de capacidade funcional baseado em evidências".

Segundo ela, a consulta possui sete erros graves. Junéia destacou dentre eles o fato de não ser proposto projeto de reabilitação física e profissional. Outro erro é que relaciona diversos tipos de doença em uma tabela sem considerar as causas diferenciadas de cada uma, como metas abusivas e doenças mentais. Além disso, não submete a proposta a um conselho do Ministério da Previdência Social; e não submete as avaliações a um médico perito.

- A proposta joga para um sistema informatizado o afastamento baseado em evidências . Que evidências são essas? Ninguém leva a sério o trabalhador! Ele não quer ser encostado, ele quer produzir. Esse debate deveria ser levado mais a serio – ressaltou a representante da CUT.

A audiência pública da CDH acontece na sala 6 da Ala Nilo Coelho.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: