Parlamentares protocolam pedido de CPI do Cachoeira
Tércio Ribas Torres | 17/04/2012, 21h05
O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), protocolou na noite desta terça-feira (17) o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista para investigar o envolvimento irregular de parlamentares e de outros agentes públicos e privados com o empresário Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal na operação Monte Carlo.
Antes, o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), havia anunciado que a criação da CPI mista tinha 60 assinaturas na Casa – o número mínimo é de 27. Com a entrega do pedido dos senadores, a instalação da CPI dependerá apenas da leitura do requerimento, o que deve ser feito pela 1ª vice-presidente do Congresso, deputada Rose de Freitas, já que o presidente, José Sarney, encontra-se internado em São Paulo.
Na entrega das assinaturas da Câmara, ACM Neto estava acompanhado dos deputados Lincoln Portela (PR-MG), Chico Alencar (PSOL-RJ) e de outros líderes partidários. De acordo com o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), foram coletadas cerca de 330 assinaturas. O número regimental exigido é de 171.
Segundo ACM Neto, a expectativa é de que uma sessão do Congresso para a instalação da CPI seja realizada já na quinta-feira (19), após a conferência das assinaturas.
– A Câmara dos Deputados já fez seu papel – disse.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: