Bauer pede aprovação de jornada de 30 horas para enfermeiros

Da Redação | 10/04/2012, 15h25

O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) pediu nesta terça-feira (10) a aprovação do Projeto de Lei do Senado 161/1999 (PL 2295/2000 na Câmara), que estabelece jornada de trabalho de 30 horas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Aprovado pelo Senado no final de 1999, o projeto tramita desde janeiro de 2000 na Câmara, onde aguarda votação no Plenário.

– Causa estranheza o enorme tempo decorrido sem conseguir a aprovação na Câmara dos deputados, apesar de receber parecer favorável em todas as comissões a que foi submetido – criticou o senador.

Para Bauer, a determinação do máximo de 30 horas semanais e seis diárias se faz necessária porque os enfermeiros, muitas vezes, são submetidos a jornadas desumanas, o que prejudica sua saúde e a saúde dos pacientes de que cuidam. Além disso, o senador argumentou que a remuneração, geralmente baixa, faz com que os profissionais da área se submetam a dupla e até tripla jornada.

O senador informou que os profissionais de enfermagem realizarão na quarta-feira (11) ato público na Esplanada dos Ministérios pela aprovação do projeto. Após a manifestação, será realizada audiência pública na Câmara dos Deputados.

– Quero expressar meu apoio às reivindicações dessa classe tão sofrida e menosprezada e, ao mesmo tempo tão valiosa. Espero que os nobres deputados se convençam da importância dos profissionais de enfermagem e de suas reivindicações – disse Bauer.

Em aparte, o senador Paulo Davim (PV-RN) se solidarizou com a manifestação de Bauer. Para ele, a causa é justa e legítima, e a aprovação do projeto é necessária.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: