Senado homenageia 40 anos da Ajufe
raissa-abreu | 09/04/2012, 10h12
O Senado Federal realizará na manhã desta segunda-feira (9) sessão especial para comemorar os 40 anos de criação da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). A iniciativa da homenagem, marcada para as 11h, é do senador Alvaro Dias (PSDB-PR).
De acordo com o site da instituição, a Ajufe foi fundada em 20 de setembro de 1972. É uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que congrega os magistrados da Justiça Federal. Apesar de não ser filiada a nenhuma outra entidade nacional de representação de juízes, defende a permanente colaboração entre tais órgãos em defesa dos interesses gerais e regionais da magistratura brasileira.
Com sede e foro em Brasília (DF), a Ajufe tem por finalidade congregar todos os magistrados federais de primeiro e segundo graus, bem como os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), representando-os com exclusividade em âmbito nacional, judicial ou extrajudicialmente.
Entre seus objetivos principais estão a busca pelo fortalecimento do Poder Judiciário e de seus integrantes; a luta pelo aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito e pela plena observância dos direitos humanos. Atualmente, a entidade é presidida pelo juiz federal Gabriel Wedy.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: