Ana Amélia pede atenção do governo ao programa Pró-Transporte

Da Redação | 03/04/2012, 21h25

A senadora Ana Amélia (PP-RS) chamou atenção, nesta terça-feira (3), para dificuldades vividas pelo programa Pró-Transporte, destinado a financiar a pavimentação de ruas e avenidas e a modernização dos sistemas de transporte público. A parlamentar destacou que a liberação dos recursos pelo governo federal é uma alternativa importante para os municípios porque a maioria possui “muitos encargos e pouca receita”.

Segundo a senadora, o programa foi lançado e divulgado, mas não foi posto em prática. A dificuldade estaria na falta de comunicação entre o Ministério das Cidades, responsável pelo programa, e as áreas de planejamento e econômica do governo.

– Os municípios fizeram o dever de casa, contrataram as consultorias técnicas, os projetos aprovados foram apreciados nas respectivas câmaras de vereadores, houve audiências públicas e até este momento nenhum desses programas de financiamento foi aprovado – relatou Ana Amélia.

A parlamentar afirmou que a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, admitiu os problemas existentes em relação ao Pró-Transporte e disse que, depois da Páscoa, o tema será devidamente examinado.

Copa do Mundo

Ana Amélia também informou que o Senado deve realizar audiências públicas conjuntas para discutir o projeto da Lei Geral da Copa (PLC 10/2012) e garantir um resultado “mais eficiente e mais ágil” aos debates. As audiências vão acontecer no âmbito das comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE), de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE).

A senadora disse que tomou a iniciativa de fazer um requerimento para que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, participasse pessoalmente do debate sobre as questões relacionadas à Copa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: