Eduardo Lopes homenageia ex-vice-presidente José Alencar, falecido há um ano

Da Redação | 29/03/2012, 16h53

Em discurso nesta quinta-feira (29), o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) homenageou o ex-vice-presidente e ex-senador José Alencar (1931-2011), falecido há exatamente um ano.

- Faz um ano que o Brasil perdeu um de seus filhos mais ilustres, mas que permanece como um símbolo indestrutível, pelos seus feitos e por tudo que ele representou, o que o fez um verdadeiro herói brasileiro. Um herói chamado José – disse.

O senador afirmou que o ex-vice-presidente era uma pessoa inteligente, discreta, simples e tinha “espírito político por natureza”. Ele comparou José Alencar com outros mineiros ilustres, como Tancredo Neves (1910-1985), Juscelino Kubitschek (1902-1976) e Itamar Franco (1930-2011). Eduardo Lopes disse que Alencar teve uma “brilhante trajetória de vida, empresarial e política”.

Lembrou ainda que Alencar foi também ministro da Defesa entre 2004 e 2006, durante seu mandato como vice-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2011). Alencar foi também membro fundador do Partido Republicano Brasileiro (PRB).

- Todos se lembram de que a participação de José Alencar na chapa do então candidato Lula, nas eleições 2002, foi fundamental para a eleição do primeiro presidente da República pertencente ao Partido dos Trabalhadores – recordou.

Eduardo Lopes disse ainda que Alencar enfrentou o câncer durante mais de dez anos sem demonstrar desânimo ou fraqueza de espírito.

Em aparte, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) somou-se a homenagem ao ex-vice-presidente da República.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: