Ângela Portela defende construção de usinas hidrelétricas em Roraima

Da Redação | 29/03/2012, 17h55

A senadora Ângela Portela (PT-RR) defendeu nesta quinta-feira (29) a construção de usinas hidrelétricas em Roraima, para que “o estado saia da dependência energética”. Segundo a senadora, a capital Boa Vista recebe hoje abastecimento da Venezuela, e tem sofrido muito nos últimos tempos com a qualidade da energia.

A senadora disse que a garantia de construção da usina de Bem-Querer está na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). De acordo com Ângela Portela, a usina será construída no leito do rio Branco, perto do município de Caracaraí, a 125 quilômetros de Boa Vista. Os investimentos, conforme informou a senadora, são da ordem de R$ 3,9 bilhões.

- É um projeto de grande relevância para o desenvolvimento do estado – afirmou.

A senadora recebeu da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a garantia de que a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) está dando atenção especial ao projeto. Ângela Portela também informou que os estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) já revelam viabilidade ambiental e econômica da usina de Bem-Querer.

De acordo com a senadora, porém, há estudos de viabilidade energético-econômica e socioambiental que recomendam a construção de mais três barragens menores em Paredão, no rio Mucajaí. Assim, o complexo demandaria investimentos de R$ 5,5 bilhões.

- As propostas de Bem-Querer e Paredão são atraentes do ponto de vista econômico e socioambiental. Há, ainda, um longo caminho a percorrer – disse a senadora.

Conforme Ângela Portela, serão feitas audiências públicas com a sociedade para debater a construção das usinas. Para a senadora, além da questão econômica, há aspectos sociais e culturais, além da necessidade de preservação ambiental.

- Esse projeto pode dar nova dinâmica ao desenvolvimento de Roraima e da região amazônica – declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: