Suplicy lê requerimento com voto de pesar pela morte de Millôr Fernandes

Da Redação | 28/03/2012, 20h35

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) leu nesta quarta-feira (28) requerimento de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que apresenta condolências à família do escritor, tradutor, dramaturgo, artista plástico, jornalista, cartunista e humorista Millôr Fernandes, falecido na noite anterior.

O requerimento também solicita a realização de homenagem a Millôr Fernandes, morto aos 88 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Conhecido por sua erudição, inteligência e espírito crítico, mantinha um blog, constantemente atualizado, no qual expunha sua arte. Escritor admirado, Millôr era tido como o melhor tradutor da obra de William Shakespeare no Brasil, mas se recusou a concorrer a uma vaga na Academia Brasileira de Letras.

Na leitura do requerimento, Suplicy destacou a trajetória profissional de Millôr Fernandes, nascido em 1924, que acompanhou as principais transformações da imprensa e das artes no século 20, assinalando sua passagem por históricos veículos de comunicação, como a revista O Cruzeiro e jornais como O Pasquim, do qual foi um dos fundadores.

- Foi um artista de raro sucesso de crítica e público em todas as áreas em que trabalhou – afirmou Suplicy.

Prêmio Nobel

Também em Plenário, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) apresentou requerimento em que propõe a inscrição do escritor paraibano Ariano Suassuna ao Premio Nobel de Literatura.

- Ariano exibe nossos modos de ser em toda sua obra: no teatro, na literatura e nos movimentos culturais mais diversos, com destaque para o Movimento Armorial. Ariano também nos permite a catarse que é o encontro de nossa história com nossa realidade – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: