Humberto Costa comemora redução no número de mortes no trânsito em Pernambuco

Da Redação | 28/03/2012, 16h20

O senador Humberto Costa comemorou nesta quarta-feira (28) a redução no número de acidentes de trânsito em Pernambuco. Ele destacou a queda de 16,7% no número de motociclistas mortos, nos três primeiros meses de 2012, em comparação ao mesmo período do ano passado.

– Filmes publicitários nas emissoras de rádio e televisão e o apoio da população à Operação Lei Seca são apontados como os principais fatores para esses avanços – afirmou o senador, que lamentou, no entanto, a grande quantidade de mortes no trânsito no Brasil como um todo.

Humberto Costa lembrou ser autor de projeto que busca tornar mais rigoroso o Código de Trânsito Brasileiro nos casos de motoristas que causam acidentes ao conduzirem veículos acima da velocidade ou sob a influência de álcool (PLS 365/2011).

O senador também afirmou que os números poderiam ser ainda mais preocupantes se não fossem ações para o atendimento de urgência, como a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), criado na época em que foi ministro da Saúde.

– Quase um terço dos atendimentos nas urgências e emergências e quase 40% dos atendimentos nas UTIs do Brasil são de pessoas vítimas de acidentes de carro e moto – lembrou.

Segundo o senador, a ampliação das fontes de recursos para a saúde representa mais investimento nas ações de prevenção e de tratamento das vítimas de acidentes, motivo pelo qual se faz necessária a criação de uma comissão especial para discutir o subfinanciamento da saúde pública no país.

Polícia Federal

O senador também lembrou os 68 anos do Departamento de Polícia Federal, completados nesta quarta-feira. Para o senador, a Polícia Federal sempre deu importante contribuição no combate à corrupção e ao crime organizado, trabalho que teria se intensificado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com investimentos em recursos humanos e material.

– Reequipados, articulados e com autonomia, os integrantes da Polícia Federal, além de outros órgãos de controle, reforçaram sua importância junto à sociedade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: