Wellington Dias registra homenagem a petista histórico do Piauí

Da Redação | 27/03/2012, 20h15

Em discurso nesta terça-feira (27), o senador Wellington Dias (PT-PI) mencionou homenagem feita no município de Floriano a um ícone do Partido dos Trabalhadores do Piauí: José Pereira da Silva, um dos fundadores da legenda no estado. Um conjunto habitacional com 500 residências construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida foi batizado com o nome do petista histórico. José Pereira morreu durante a campanha presidencial de 1994.

Trabalhador rural de origem humilde, agricultor e carroceiro, Zé Pereira foi o primeiro presidente de um diretório municipal do PT no Piauí, em 1981. Na inauguração, abrigou em sua residência o então líder sindical que fundara a sigla no ano anterior, o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, agindo como verdadeiro segurança do futuro presidente da República.

Segundo afirmou o senador, o próprio Lula lembra-se com carinho da história em que Zé Pereira, sem dinheiro para comprar o livro de atas para coletar a assinatura dos novos membros do partido, vendeu uma cabra para obter os recursos necessários.

Wellington Dias afirmou que o Brasil, em todos os partidos, tem lideranças como Zé Pereira. Às vezes, nas homenagens, são lembrados senadores, ministros, deputados prefeitos, presidentes de partidos, mas para que as legendas existam de verdade e possam fortalecer a democracia e levar os representantes a postos como os alcançados por Lula e pela presidente Dilma Rousseff, os partidos precisam de pessoas como ele, simples e humildes, afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: