Demóstenes diz em ofício a Sarney que se manifestará na tribuna após ter acesso aos autos

Elina Rodrigues Pozzebom | 27/03/2012, 21h00

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) encaminhou nesta terça-feira (27)  ao presidente do Senado, José Sarney, ofício no qual declara que se manifestará na tribuna do Plenário sobre as denúncias de envolvimento com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, como cobraram vários parlamentares, após ter acesso aos autos, em poder do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Também nesta terça, Roberto Gurgel solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito para investigar as denúncias contra o senador, após receber os parlamentares que integram a Frente de Combate à Corrupção.

No mesmo documento enviado a Sarney, Demóstenes informa seu afastamento da liderança do DEM no Senado para “acompanhar a evolução dos fatos e versões noticiados nos últimos dias”. E reafirma exigir profunda e meticulosa investigação, pelo foro adequado, caso haja alguma suspeita sobre o seu procedimento.

Leia a íntegra do ofício:

Senhor Presidente,

Como Vossa Excelência tem acompanhado, sofro nas últimas semanas toda sorte de ataques à minha honra, sem que sejam observadas as garantias constitucionais previstas em qualquer Estado Democrático de Direito.

Meu desejo é ocupar a Tribuna do Senado tão logo tenha acesso ao conteúdo dos autos que, segundo afirmam, estão em poder do Procurador Geral da República. Não me escusarei de responder a qualquer questionamento que, por ventura, seja feito pelos senhores senadores e senhoras senadoras.

Reafirmo o que disse no Plenário: se existe alguma suspeita sobre o meu procedimento, exijo profunda e meticulosa investigação no foro constitucionalmente adequado, qual seja, o Supremo Tribunal Federal.

Aproveito a oportunidade para comunicar a Vossa Excelência que, para acompanhar a evolução dos fatos e versões noticiadas nos últimos dias, me afastei hoje da liderança do Senado.

Atenciosamente

Senador Demóstenes Torres

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: